Kelps aguarda decisão favorável do Tribunal de Contas sobre pedido para evitar o nocaute do Fundo Previdenciário

KELPS AGUARDA DECISÃO FAVORÁVEL DO TRIBUNAL DE CONTAS SOBRE PEDIDO PARA EVITAR O NOCAUTE DO FUNDO PREVIDENCIÁRIO

O deputado Kelps Lima aguarda para os próximos dias a decisão do Tribunal de Contas a respeito dopedido formal que enviou, para aquela corte, solicitando medida cautelar que evite o saque, pelo Governo do Estado, do restante dos recursos que estão guardados no Fundo Previdenciário dos aposentados do Rio Grande do Norte.

Há explicações técnicas e políticas para a açãodo deputado.

Tecnicamente, de forma prática, o Fundo Previdenciárioterá perda de R$ 80 milhões imediatamente nomomento do saque, devido ao fato do dinheiro estar aplicado e a interrupção dessa aplicação gerar multa ao tesouro.

Politicamente, este saque pretendido pelo Governo foi feito de forma cirúrgica para que os salários dos deputados e dos outros Poderes não atrasem igual está acontecendo com os demais servidores do Estado, o que é uma manobra altamente danosa para o respeito que os Poderes devem ter para com a sociedade civil organizada.

“O dinheiro não garante os salários dos Poderes por muito tempo. Acabado o dinheiro, os salários vão atrasar de todo jeito porque as causas do problema não estão sendo atacadas, que é o desajuste das contas públicas. Esse acordo salva um ou dois meses de salários dos deputados, mas, ao mesmo tempo, deixa insolvente, por um período muito mais longo, a imagem e a confiança que o Legislativo deve perseguir no sentimento da população do Rio Grande do Norte”, explica o deputado
Kelps.

Leave a Reply