Antes de Álvaro, quando Kelps cuidava do trânsito, Natal já ganhou prêmio Nacional de Mobilidade sem precisar de radares para multar a população

Quando foi secretário de Mobilidade Urbana de Natal, em 2009, Kelps implantou nenhum radar na cidade.

Nenhum.

Mesmo assim, o Projeto de Mobilidade Urbana impactou positivamente ao liberar espaços PÚBLICOS nas vias que historicamente estavam sendo utilizadas por veículos PARTICULARES.

Foi difícil mudar a cultura. Deu trabalho. Não eram medidas populares ou eleitoreiras. Mas, como havia convicção do trabalho que estava sendo feito, e da melhoria futura que a cidade poderia ganhar, os benefícios à coletividade prevaleceram.

Espaços preciosos, em uma cidade apertada (a menor capital do Brasil em área geográfica), que serviam de estacionamento particular, com conforto somente para alguns proprietários de veículos, foram liberados para o acesso livre e da mobilidade pública de milhares de pessoas.

Ao projeto, deu-se o nome de Via Livre. Antes de qualquer multa, foram longas semanas informando a população sobre a novidade. Entrevistas em rádio, televisão, jornal, blogs. Generosidade da imprensa, que comprou a ideia.

Advertência.

Contou-se com a valiosa ajuda dos amarelinhos e com os técnicos e servidores de carreira Semob. Funcionários públicos de alta capacitação.

Somente quando a informação sobre o Via Livre estava maturada, amplamente divulgada, começaram as multas, presencialmente, sem radares-armadilhas.

Só foi multado quem insistiu em acreditar que a lei não seria cumprida.

É possível mudar o trânsito de Natal com informação e boa vontade. Sem agir como um inimigo oculto, à espreita, escondido na copa de uma árvore, para multar os motoristas ou criar novos semáforos de uma hora para outra, pegando a população de surpresa.

Kelps é advogado. Especialista em Gestão Pública. Mestre em Políticas Públicas. Ex-secretário de Mobilidade. Criador da Escola de Jovens Líderes e da Escola de Vereadores de Natal.

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